quarta-feira, 29 de maio de 2013

TRECHO DO LIVRO: “ O eneagrama, compreendendo-se a si e aos outros em sua vida” - Helen Palmer


“Por que temos tanto interesse em saber coisas sobre nós mesmos?
Um primeiro motivo é a simples curiosidade: o modo pelo qual mentes e sentimentos funcionam desperta o interesse. Por que vejo esta situação desta maneira precisa? Por que sinto esta emoção quando algumas pessoas sentem outra? Por que meu amigo, com o mesmo conhecimento sobre a situação, se exaspera enquanto eu me deprimo? É interessante pensar nestas coisas a conversar com outras pessoas a respeito.
Um segundo motivo é de ordem prática: há muito sofrimento em nossa vida. Dor física, expectativas frustradas, uma série de aborrecimentos a atrasos de pequena monta, gente que não nos trata devidamente a assim por diante - tudo isso nos faz sofrer. Uma reação comum ao sofrimento é culpar as circunstâncias externas. No entanto, à medida que adquirimos certo conhecimento sobre nós mesmos, aprendemos que, embora haja eventos externos que de fato nos perturbam, nós também criamos grande parte de nosso sofrimento desnecessariamente.
O que existe em minha personalidade que me torna impaciente e freqüentemente me causa sofrimento num mundo que tem um cronograma próprio? Por que meu tipo psicológico me faz superestimar a aprovação alheia, mesmo que, racionalmente, eu saiba que isso não é tão importante assim?
O termo Eneagrama foi apresentado por G. I. Gurdjieff, um pioneiro na adaptação dos ensinamentos espirituais do Oriente para use dos ocidentais contemporâneos. Uma forma geral do Eneagrama era usada em suas preleções a ganhou maior difusão graças ao livro In Search of the Miraculous: Fragments of an Unknowing Teaching (Harcourt, Brace World 1949), escrito por seu discípulo mais famoso, P. D. Ouspenky. Consciente do sofrimento inútil criado pelas falhas em nossa personalidade, Gurdjieff ensinava que cada um de nós tinha uma característica principal que seria o eixo central, em torno do qual giravam os aspectos ilusórios de nossa personalidade. Se pudéssemos conhecer essa característica principal, o trabalho de compreender a de transcender os aspectos ilusórios da personalidade (ou falsa personalidade, conforme Gurdjieff a chamava, uma vez que grande pane dela nos foi imposta quando éramos crianças, em vez de ter sido livremente escolhida por nós) se tornaria muito mais eficiente.

o Eneagrama de personalidade transcende a vida ordinária, discuti as virtudes existenciais e espirituais que poderiam ser desenvolvidas, ao recapturarmos a energia essencial da vida, que estava sendo absorvida por defesas patológicas contra nossa real natureza, é uma de suas principais atrações...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário