Em relatos empolgantes sobre as suas experiências, a autora (Marianne Franke-Gricksch) descreve, partindo da visão de uma professora e terapeuta experiente, como as idéias sistêmicas possibilitam basicamente um novo e eficiente aprendizado e fomentam um trabalho conjunto e criativo de alunos, professores e pais.
Ao fazer isso, ela os contempla não como indivíduos isolados, senão como parte viva de suas famílias, grupos diversificados e meio-ambiente e ela mostra como seres humanos e seus meio-ambientes se influenciam e se transformam constante e mutuamente.
Neste tipo de pensamento sistêmico a autora une o trabalho de Bert Hellinger sobre a força do vínculo à família de origem e outras diferentes abordagens da terapia sistêmica. Estes relatos estão baseados em exemplos práticos do dia-a-dia escolar. Sobretudo o que fascina aqui é o entusiasmo e a riqueza de idéias das crianças, com as quais elas aproveitam e transformam as ofertas e os tipos de procedimento.
Também os leitores para os quais estes métodos representam um campo novo, são tomados pela força do efeito que o pensamento e a ação sistêmica libera. "Uma forma muito impressionante da utilização do pensamento sistêmico no contexto escolar. A autora empregou o instrumento sistêmico, como professora em turmas de escola com alta participação de crianças estrangeiras, como também em cursos de supervisão para professores. Seu texto convence através do acesso inovador e criativo que ela encontra também na solução de temas difíceis."
Nenhum comentário:
Postar um comentário